Goalboall

O Goalball foi introduzido em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindl, num esforço para ajudar a reabilitação de soldados derivados da II guerra mundial na qual perderam a sua visão. O jogo foi apresentado ao mundo em 1976 nas Olimpíadas de Toronto, no Canadá, passando, desde então, a pertencer aos Paralímpicos. Além disso, a cada quatro anos, um Campeonato Mundial é realizado com o primeiro tendo sido, na Áustria, em 1978. Desde os primeiros tempos, a popularidade de Goalball tem aumentado grandiosamente, na medida em que agora é jogado em mais de 100 países a nível mundial. Trata-se de uma modalidade concebida de raiz para pessoas com deficiência visual, não estando por isso incluída nas modalidades que integram o chamado "desporto adaptado", algo que, muitas vezes, é referido de forma incorrecta. Na base das suas regras e procedimentos está o recurso a dois sentidos essenciais: audição e tacto.

Em 1992, disputaram-se os primeiros jogos  de Goalball em Portugal. Os grandes implementadores do Goaball  no nosso país foram o professor José Santos e António Santinho. O goalball é jogado por duas equipas de três elementos cada, e tem como objectivo marcar mais golos do que o adversário, à semelhança de outras modalidades como, por exemplo, o futebol, o hóquei em patins ou o andebol. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior.

O jogo é disputado num campo com dimensões iguais às de um recinto de voleibol (18m de comprimento por 9m de largura), marcado por linhas tácteis e visuais, onde cada uma das balizas tem, precisamente, os 9 metros da largura do terreno de jogo.ta-se de uma modalidade concebida de raiz para pessoas com deficiência visual, não estando por isso incluída nas modalidades que integram o chamado "desporto adaptado", algo que, muitas vezes, é referido de forma incorrecta. Na base das suas regras e procedimentos está o recurso a dois sentidos essenciais: audição e tacto.
Em 1992, disputaram-se os primeiros jogos  de Goalball em Portugal. Os grandes implementadores do Goaball  no nosso país foram o professor José Santos e António Santinho. 
O goalball é jogado por duas equipas de três elementos cada, e tem como objectivo marcar mais golos do que o adversário, à semelhança de outras modalidades como, por exemplo, o futebol, o hóquei em patins ou o andebol. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior.

O jogo é disputado num campo com dimensões iguais às de um recinto de voleibol (18m de comprimento por 9m de largura), marcado por linhas tácteis e visuais, onde cada uma das balizas tem, precisamente, os 9 metros da largura do terreno de jogo.

 

Contactos

IJKA - Portugal Rua da Independência, Urbanização da Baralha, lote 2, ladeira do Vau
8500-498, Portimão
0035 - 968077341 ijkaportugal@gmail.com